Do que é Feito o Gás de Cozinha

Do que é Feito o Gás de Cozinha?

Sabemos que dentro de um botijão de gás de cozinha contém, nada mais, do que gás. Mas qual gás? Conheça agora tudo sobre a composição do gás de cozinha.

Dentro do seu botijão de gás de cozinha tem o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) também conhecido como Gás Líquido Pressurizado. Ou seja, o principal componente do gás de cozinha é uma fração do petróleo. Nessa fração é encontrada uma mistura de hidrocarbonetos, mas o que predomina é o propano e o butano.

Do que é Feito o Gás de Cozinha

Imagem 1: Chama do gás de cozinha

 

  • O gás de cozinha é líquido ou gasoso?

 

Dentro do botijão, o gás de cozinha se encontra em forma líquida.

 

Quando você estudou química certamente aprendeu que no estado líquido as moléculas ficam bem juntas, isso significa que elas ocupam um espaço reduzido. Agora pense se o gás de cozinha fosse introduzido dentro do botijão em seu estado gasoso.

As partículas estariam uma mais distante da outra. Isso significa que a quantidade de produto seria relativamente menor e você precisaria comprar um novo botijão de gás mais rápido.

Para ficar no estado líquido, o gás de cozinha é submetido a altas pressões e pressurizado dentro do botijão. Mas em contato com a temperatura ambiente a pressão diminui e ele se transforma no estado gasoso novamente.

Outras características do GLP são: ele é incolor, inodoro, não tóxico, mas asfixiante e também tem alta capacidade de combustão. Você deve se perguntar: Mas quando eu troco o gás de cozinha, eu sinto um cheiro. Como isso acontece? Entenda o porquê disso.

 

  • Por que o gás de cozinha tem cheiro?

 

Os gases são bem perigosos. Agora, um gás inodoro é ainda mais, pois ele pode vazar e você nem perceber. Por conta disso, no gás de cozinha é adicionado em sua fórmula uma substância chamada de etanotiol. Essa substância pode ser sentida mesmo em pequenas porções. Assim, se houver um vazamento de gás com essa substância isso será perceptível. Dessa forma, ela ajuda na prevenção de possíveis acidentes.

Do que é Feito o Gás de Cozinha

Imagem 2: Chama do forno

Como você viu, o gás de cozinha é composto por uma mistura de gases. E, além disso, ele tem em sua fórmula uma substância com odor desagradável. A fim de que o consumidor consiga identificar possíveis vazamentos.

Apesar de ser muito utilizado, quase ninguém conhece as principais características do gás de cozinha. E por se tratar de uma substância perigosa é necessário obter o maior número de informações possíveis para garantir segurança.

Você gostou do conteúdo? Continue acompanhando para saber mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *