As 5 Maiores Santa Casa do Brasil

A Santa Casa de Misericórdia é uma das maiores irmandades do país, que oferece complexos hospitalares de atendimento gratuito às pessoas e se encontram distribuídas por diversas cidades do país. Algumas unidades, ainda, oferecem cursos de formação técnica, livre e superior em educação em saúde.

As 5 maiores santa casa do brasil

Trata-se de um serviço filantrópico ligado à Igreja Católica, que funciona por meio de verbas públicas e doações. Apesar de estar ligada a uma instituição religiosa, a Igreja Católica não interfere nas atividades desenvolvidas pelas Santa Casas do Brasil.

 

Santa Casas no Brasil: quando surgiram

As primeiras unidades da Santa Casa começaram a atender à população a partir do final dos anos de 1700 no Brasil. Nessa ocasião, foram inauguradas Santa Casas em: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa, Santos, Vitória, São Luiz, Campos (RJ), Porto Alegre, entre outras localidades.

 

As 5 maiores Santa Casas do Brasil

Algumas das maiores Santa Casas do país, atualmente, são:

 

  1. Santa Casa de São Paulo: o complexo hospitalar se localiza na região central da capital paulista, mais precisamente, no bairro tradicional da Santa Cecília. Conta com mais de 30 unidades de atendimento especializados, além de realizar procedimentos de pequena, média e grande complexidade.

Também possui Banco de Sangue, que distribui sangue a hospitais menores e doações. Ainda há banco de dados de medula, que também aceita doações.

Possui ainda uma extensa programação de eventos e cursos científicos e programas de residências em diversas especialidades. O objetivo é aprimorar os profissionais de saúde do país.

Possui serviço de hospital-dia para pacientes psiquiátricos, serviços de planejamento familiar, entre outros. São cerca de 1500 leitos e 192 de UTI. No momento, no entanto, devido a uma grave crise econômica, o hospital está fazendo atendimento apenas em alguns casos, como de urgência e emergência – demais pacientes são encaminhados para outros hospitais público próximos, como o Hospital das Clínicas de São Paulo.

A Santa Casa de São Paulo fica na R. Dr. Cesário Mota Júnior, 112 – Santa Cecília estação Santa Cecília do metrô (linha vermelha).

 

  1. Santa Casa de Santos (SP): se trata de uma das unidades da Santa Casa mais antigas do país. Possui mais de 1200 leitos e leitos de UTI.

Realiza praticamente todos os procedimentos médicos, de cirurgias a transplantes e exames de pequena à alta complexidade. Conta ainda com central de transplante, banco de sangue e doação de medula.

Atende gratuitamente os pacientes e convênios médicos. Além de oferecer serviços de saúde mental, assistência em serviço social e planejamento familiar.

Oferece cursos de especialização, residência médica e graduação na área da saúde. Sua construção data o ano de 1600, apesar de passar a funcionar apenas no final dos anos de 1700.

Conta também com auditório para cursos, simpósios e congressos.

 

  1. Santa Casa de Londrina (PR): é um grande complexo hospitalar que atende, praticamente, pacientes de toda a região norte do estado paranaense. Além de pacientes de outras localidades do estado, que são transferidos para lá.

Oferece serviços de atendimento e procedimentos de todas as complexidades, em praticamente todas as especialidades médicas. Ainda dispõe de cursos de atualização profissional, residência médica e curso em saúde.

Dispõe de mais de 1000 leitos e mais de 90 na UTI. Atende gratuitamente e por convênios médicos.

 

  1. Santa Casa de São Carlos (SP): também é uma das Santa Casas maiores do país. Oferece R. Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573 – Jardim Pureza, São Carlos – SP complexidades gratuitamente aos pacientes ou pelo uso de convênio médico.

Possui mais de 400 leitos e leitos em UIT.

Oferece Centro de Treinamento. São oferecidos cursos e simpósios de atualização em saúde, além de programas de residência em diversas especialidades.

 

  1. Santa Casa de Anápolis (GO): oferece atendimento gratuito à população ou por meio do uso de convênios médicos.

Realiza consultas, atendimento e procedimento das mais variadas complexidades. Conta com atendimento e acompanhamento mental também.

Possui mais de 400 leitos. Oferece cursos, simpósios e congressos na área da saúde, além de programa de residência para médicos, em diversas especialidades.

Vale ressaltar que essas unidades da Santa Casa e outras funcionam 24 horas, atendendo através de

Outras unidades da Santa Casa, consideradas de grande porte são as de: Adamantina (SP), Andradina (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Angra dos Reis(RJ), Apagondas (PR), Porto Alegre (RS), Barbacena (MG), Barretos (SP) e Bataguassu (MS).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *