Retenção de líquidos: o que é e como eliminá-lo

Se você é dedicado ao mundo do fitness e está procurando maneiras de perder peso, você quase certamente já ouviu falar sobre a questão da retenção de líquidos e esse é um problema cada vez mais comum na sociedade atual.

O que é retenção de fluidos

A retenção de líquidos nada mais é do que a acumulação excessiva de líquidos nos tecidos corporais, sendo uma das suas principais causas os problemas associados à circulação do fluxo sanguíneo ou a alguma insuficiência cardíaca congestiva.

Este tipo de envolvimento é patológico, também geralmente aparece como resultado de insuficiência hepática ou complicações renais. Se estas são as causas, você deve procurar ajuda de um profissional médico para seguir um tratamento correto.

Em casos não-patológicos, a retenção de líquidos é geralmente devido à dilatação nas veias quando a temperatura ambiente aumenta ou devido a maus hábitos alimentares. É por isso que precisamos reconhecer suas causas a tempo e tomar medidas para evitar essa situação.

Quais são os sintomas da retenção de líquidos?

Tanto nos casos patológicos como naqueles que não são, os sintomas são praticamente os mesmos:

  • Diminui a micção, isto é, não urina com muita frequência.
  • Os tornozelos e as pernas incham.
  • Aumento gradual do peso fora do normal sem alguma explicação razoável.
  • O peso é ganho principalmente na área abdominal.

Em geral, casos graves de retenção de líquidos geralmente ocorrem em idades avançadas, mas a sua presença em idades precoces não é descartada devido a uma mistura de estilo de vida sedentário e dieta pobre. Estar acima do peso é outra causa influente na retenção de líquidos, bem como na gravidez.

O que pode ser feito para evitar a retenção de líquidos?

  • Praticar esportes ativa a circulação e motiva a atividade dos rins, portanto, seu objetivo deve ser permanecer ativo e evitar ficar sentado por muitas horas, para que a circulação não estagnar.
  • Diminuir o consumo de sódio em sua comida, este mineral é normalmente encontrado em sabores artificiais para que quanto mais natural a sua comida, melhor.
  • Consumir mais potássio naturalmente, isso pode ser encontrado em vegetais e frutas, como bananas e é usado para neutralizar os efeitos do sódio na dieta.
  • Evite álcool e tabaco porque são substâncias relacionadas a problemas circulatórios, renais e hepáticos.
  • Consumir mais água do que você está acostumado para os rins para ser purificado e começar a eliminar líquidos de forma eficaz.

Esta acima do peso e não sabe o que fazer para perder barriga? Acesse este artigo (Como perder barriga rápido) e descubra as melhores formas de perder barriga.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *