Candidatos se inscrevem na Lista de Espera do Prouni 2019

Teve início nesta quinta-feira pós carnaval, dia 07 de março, as inscrições para os candidatos interessados em participar da lista de espera do Programa Universidade Para Todos (Prouni), 1ª edição de 2019. Os estudantes tem até esta sexta-feira para efetivar a inscrição e concorrer a mais essa chance.

Resultado da lista de espera

A previsão é de que o resultado contendo os selecionados na lista de espera do Prouni 2019.1 seja divulgado na próxima segunda-feira, dia 11 de março. Os candidatos selecionados terão os dias 12 e 13 para comparecer nas respectivas instituições onde foram selecionados para comprovar as informações fornecidas durante o processo de inscrição.

Prouni 2019 – 1ª edição

Na primeira edição do Prouni 2019 o programa ofertou 243.888 vagas de acordo com o Ministério da Educação (MEC), sendo um recorde desde a criação do programa do governo federal. Dessas vagas, 116.813 foram de bolsas integrais e 127.075 de bolsas parciais no valor de 50%. A condição para se inscrever no Prouni, assim como em anos anteriores, era ter feito a última edição do Enem e obtido nota maior do que zero na redação, além de obter 450 na média geral das provas objetivas. Além desses critérios relacionados ao Enem, há alguns dados relacionados à questões socioeconômicas, como comprovar o rendimento familiar e ter estudado em escolas públicas ou em particulares como bolsista. Nessa última edição do Prouni foram 946.979 pessoas concorrendo a uma das vagas.

MEC divulga cronograma do ENEM 2019

Logo na semana que antecedeu as festividades do carnaval em todo o Brasil, o MEC divulgou o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019, contendo informações importantes para todos os candidatos que pretendem participar do maior processo seletivo do país. As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos, assim como ocorreu na edição do ano passado.

De acordo com o informativo divulgado, as inscrições do Enem 2019 serão realizadas de 06 a 17 de maio, exclusivamente pelo site do Enem. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, a divulgação do edital do Enem 2019 contendo todas as regras do processo seletivo deste ano ocorrerá ainda no mês de março. A divulgação dessa informação fez com que muitos estudantes aproveitassem o feriado de carnaval para se dedicar aos estudos e colocar parte da matéria em dia.

Isenção da taxa de inscrição do Enem 2019

Os estudantes que obedecerem a certos requisitos do edital poderão solicitar a isenção do Enem 2019. Para este ano o prazo será de 1 a 10 de abril. Nesse mesmo período será feita a justificativa pela ausência na edição de 2018 por aqueles candidatos que obtiveram a isenção na edição passada mas não fizeram as provas.

Quem pode solicitar isenção do Enem?

– estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas;

– estudantes que integram famílias com renda familiar mensal menor que um salário mínimo, e que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada;

– estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, que tenham inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, de acordo com o Decreto nº 6.135/2007.

– candidatos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para ensino médio como isentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *