Como tornar sua loja mais atraente

O comércio é um setor importante para a economia brasileira. Enquanto que sua contribuição para o PIB não chegava aos 10% em 1997, ela passou para 13% em 2018. Por conta disso, muitos aspirantes a empreendedores consideram investir nesse setor para realizar o sonho de ter o próprio negócio. Eles, porém, costumam esquecer de alguns fatores fundamentais para o sucesso do projeto, como a comunicação visual.

A boa notícia é que, por mais árdua que a missão seja, ela está longe de ser impossível. Um dos fatores que devem ser analisados com mais carinho por parte do aspirante a comerciante é, por incrível que pareça, o visual da sua loja: de acordo com especialistas, esse é um dos principais apelos que podem ser usados para atrair clientes até o local, de modo que eles conheçam os produtos e, consequentemente, fechem uma compra.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas de ouro para deixar a sua loja muito mais atraente:

  1. Capriche na elaboração da fachada

De todos os elementos visuais relacionados a um comércio, a fachada é um dos que têm mais peso. Isso porque ela atua no inconsciente de cada pessoa que passa em sua frente, transmitindo coisas fundamentais, como a proposta do seu estabelecimento e até mesmo o público que ele visa atender.

Por conta disso, é essencial que o proprietário do negócio conte com ajuda profissional e invista uma boa soma de tempo e dinheiro para fazer com que ela seja atrativa. Também, é preciso explorar todos os elementos que podem ser usados para construí-la, tais como:

 

  • Letra caixa;
  • Lâminas de ACM;
  • Cores variadas;
  • Coberturas sobre a vitrine.

Deste modo, será possível construir uma fachada simplesmente impossível de se ignorar.

  1. Invista em um projeto decorativo impecável

Não é só o exterior de sua loja que deve ser planejado com carinho e nos mínimos detalhes: o projeto decorativo de seu interior também faz toda a diferença. Afinal, de nada adianta ter uma fachada impecável e que atraia o cliente se, quando ele entrar na loja, a atmosfera não for agradável nem profissional.

A boa notícia é que existem vários produtos no mercado de decoração que podem criar uma atmosfera sem igual dentro do seu negócio, afetando tanto clientes quanto funcionários de uma forma positiva. Um bom exemplo disso são os revestimentos 3D para a parede: como o seu próprio nome diz, apesar de eles serem apenas bidimensionais, seu design faz com que eles, na verdade, pareçam tridimensionais. Assim, eles dão uma ideia de volume, mas sem ocupar espaço e sem deixar o ambiente atravancado.

Vale ressaltar que, na hora de instalar esse item em seu negócio, é preciso ter em mente que o barato pode sair caro. Em outras palavras, isso significa que o revestimento 3D preço não deve ser o único aspecto analisado na escolha do produto: também é fundamental checar a reputação do fabricante e a qualidade de suas mercadorias.

  1. Não poupe esforços para uma vitrine de arrasar

Além da fachada em si, há outro item cujo apelo visual pode ser a diferença entre um negócio próspero e um estabelecimento que será mais do mesmo – e que, consequentemente, terá uma vida curta: a vitrine. Afinal, ela é o espaço que você dispõe para mostrar o que há de melhor em seu mix de produtos, e assim, fisgar novos clientes para o seu negócio.

Felizmente, há várias maneiras de valorizar as suas mercadorias quando elas estiverem nesse espaço. Uma das principais é o uso do tablado para loja: como ele destaca o produto, as chances de que seja notado por quem passa em frente à loja são altas.

  1. Divulgue suas ações promocionais

Uma das estratégias mais comuns para tornar uma loja atraente é o oferecimento de descontos e de promoções – afinal de contas, quem é que não gosta de economizar seu suado dinheirinho na hora de ir às compras?

Por mais eficiente que ela seja, é preciso ter em mente que a criação dessas ações, por si só, não tem efeito algum: é fundamental que elas sejam divulgadas para o público. Isso, felizmente, é simples: o uso de faixas e banners na vitrine ou na fachada já tem um efeito poderoso.

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