O que é um redator freelancer

Os novos usos que se faz da internet fizeram surgir novas profissões, e a de redator freelancer é uma delas. Isso por que aumentou a demanda por profissionais que conheçam o segmento de marketing digital e trabalhe com altos fluxos de informação.

Não é preciso possuir curso superior para ser um redator freelancer, mas é essencial aprender sobre o meio em que irá atuar e se aprimorar para conseguir clientes que se interessem pelo trabalho.

Mas, afinal de contas, o que é um redator freelancer? Confira aqui neste artigo.

Redator Freelancer

Ao pesquisar sobre redator freelancer, também nos deparamos com os nomes de redator publicitário, redator web, dentre outros. Esse tipo de profissional é considerado autônomo e tem como função redigir diversos artigos para as mais variadas finalidades, como por exemplo, textos para sites, blogs, redes sociais, copy para páginas de venda, e-mail de marketing, etc.

O conteúdo elaborado por um redator freelancer, na maioria das vezes, é direcionado para alguma estratégia de marketing, ou seja, os textos produzidos têm a finalidade de realizar a divulgação de negócios de uma empresa para atrair clientes e convencer os mesmos a adquirirem seus serviços ou produtos. Por esse motivo, é comum encontrar a nomenclatura de redator de marketing nesse segmento.

É muito comum encontrar redatores freelancers em assessorias de imprensa e agências de criação de conteúdo para internet. Um exemplo de plataforma onde é possível encontrar esse tipo de serviço é a plataforma Meu Redator e a Conteúdo Expresso.

Apesar de o Home Office ser o modelo mais comum de trabalho (casa do próprio redator), pode ser realizado outros tipos de contratação. Há empresas que  contratam profissionais a partir do regime da CLT.

Motivos para contratar um redator freelancer


Confira alguns dos principais motivos para contratar esse tipo de profissional:

Direito autoral garantido

É comum que os autores dos artigos sejam ocultos, uma variação já familiar aos redatores freelancers. Normalmente, as empresas que contratam esse tipo de profissional para redigir o conteúdo ficam com todos os direitos autorais sobre os textos elaborados pelo freelancer.

Desse modo, a empresa pode assinar o conteúdo como sendo autora, além de ter total liberdade para editar, passar o conteúdo a outras pessoas etc. Por conta dessa facilidade e diversas vantagens, a busca por redatores de blog tem crescido e se tornado comum.

Textos profissionais bem elaborados

É óbvio que o redator deve ter a habilidade de elaborar conteúdos, pois esses profissionais têm certo envolvimento e intimidade com a escrita.

Por esse motivo, contratar um redator freelancer pode ser uma ótima opção para otimizar os conteúdos de sua empresa, seja ele para divulgação de produtos, marcas, visibilidade da empresa, ter mais textos no blog etc. Contar com artigos bem escritos, sem erros de ortografia e revisados por profissionais é fundamental para o sucesso na rede.

Estratégia de Marketing

Uma das características fundamentais dos redatores freelancers é o conhecimento acerca do segmento de marketing, pois é necessário produzir conteúdos com boas estratégias de marketing.

Outras habilidades que não podem faltar a um bom redator freelancer são:

  • Conhecer e utilizar as técnicas SEO (Search Engine Otimization);
  • Entender de inbound marketing;
  • Implementar técnicas de gatilhos mentais;
  • Ter horário flexível e tempo disponível;
  • Comprometer-se com prazos.

Essas habilidades fazem do redator freelancer um profissional essencial nas empresas, portanto, se estiver procurando um profissional deste segmento, de especial atenção às características que mencionamos aqui, levando em conta também, é claro, as especificidades das necessidades da sua empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *