Como fazer uma redação para vestibular? Saiba tudo aqui!

como fazer uma redação para vestibular

Considerada uma das mais importantes etapas da prova, é fundamental que você saiba como fazer uma redação para vestibular.

Inúmeras são as bolsas de estudo, descontos e até ingressos em instituições que dependem da nota da redação do Enem ou do vestibular. Tirar uma boa nota, não só é importante quanto é extremamente necessário.

Mas, você sabe que tem como estudar redação? Não é só pegar um papel e começar a escrever. São inúmeros métodos e macetes para que você possa arrasar na sua. Quer conhecer? Vamos falar sobre isso agora.

Como fazer uma redação para vestibular

De alguns anos para cá, os estudantes têm dado cada vez mais importância de como fazer uma redação para vestibular. Isso se reflete na quantidade de notas mil que as redações do Enem receberam no ano passado, em relação aos outros anos, desde 2014.

Além disso, a quantidade de redações com nota zero reduziu em dois terços, de 309.157 para 112.559. Entretanto, ainda são muitas as redações que recebem nota zero.

Sendo assim, para saber como fazer uma redação para vestibular você deve, primeiramente, ter domínio da língua portuguesa. Nada de gírias ou frases coloquiais.

Outro cuidado é não fugir do tema. Para isso você precisa saber muito bem interpretar o que foi pedido. Reflita sobre o que está sendo proposto, organize suas ideias e depois as coloque no papel.

Defenda seu ponto de vista. Argumente sobre o que você acredita. Lembrando que, para isso, você deve ter um bom repertório de conhecimento. Só assim seus argumentos serão sólidos.

Também é necessário saber propor uma intervenção ao problema proposto. Mas lembre-se, sempre levando em consideração os direitos humanos.

Tipos de redação

Dissertativo-argumentativo

Esse tipo de redação consiste em expor ao leitor um texto que possa convencê-lo de um fato ou ideia, sendo fundamental conhecer e dominar o conteúdo do texto.

Ele é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Para escrevê-lo, é preciso de uma organização das ideias em uma lógica.

Sendo assim, é indispensável saber sobre os acontecimentos da atualidade, já que esses são sempre pedidos nos vestibulares ou Enem. Para isso, você precisa ser artigos, resenhas, editoriais jornalísticos e dissertações.

Esse é o tipo de redação que é cobrado no Enem.

Dissertativo-explicativo

Assim, como no tipo anterior, você também precisa de domínio no assunto. Porém, é preciso também ter um bom vocabulário.

Durante o texto, você precisará explicar os fatos. Para isso, vai precisar ter uma boa capacidade de conceituação, comparação e descrição.

Alguns exemplos desse tipo de texto: trabalhos acadêmicos, matérias jornalísticas, palestras, seminários, entradas de enciclopédia.

Inclusive, acostume-se a ler esse tipo de material para saber como fazer uma redação para vestibular. Perceba e analise o tipo de narrativa e identifique diferenças entre os textos.

Narrativo

Mais uma das opções de tipos de redação, embora, mais complexa.

É um tipo de texto que costuma ter personagens, onde você descreve suas histórias em determinado tempo e espaço. Dessa forma, os conteúdo estão sempre relacionados e tem uma ordem lógica.

Alguns exemplos desse tipo de texto: conto, crônica, novela e romance.

Informativo

Tipo de texto de escrita rápida e sem aprofundamento que não existe um profundo grau de conhecimento sobre o assunto ou o tema abordado.

Tem como objetivo apenas informar. Dessa maneira, os fatos só entram no texto se tiverem alguma relação.

Como exemplo, temos: verbete de dicionário, entrevista e notícias jornalísticas.

Descritivo

É um tipo de texto que costuma apresentar fatos, objetos, lugares ou pessoas, todos de forma descrita

Alguns exemplos: diário, depoimento, biografia e currículo.

Injuntivo

É um tipo de texto que requer atenção, conhecimento e entendimento. Ele serve para orientar, persuadir ou instruir o leitor, normalmente com verbos imperativos.

Como exemplo: regulamentos, manuais de instrução, prescrição médica e propaganda.

Por mais que seja importante você conhecer todos esses tipos de texto para saber como fazer uma redação para vestibular, normalmente os textos dissertativos são os mais comuns nas provas.

Como estudar redação

Para você se preparar para como fazer uma redação para vestibular você pode seguir algumas dicas.

Primeiramente, assistir às notícias. É praticamente certo que a redação vai sair de algum fato muito importante que aconteceu durante o ano. Principalmente se for alguma polêmica!

Além disso, como já dissemos, ter conhecimento e informação é a base para qualquer argumentação que você possa ter.

Mas tome cuidado com o tipo de informação que você consome. Leia somente de locais confiáveis e, de preferência, de mais de uma vertente. É importante que você saiba o que está acontecendo além da sua “bolha”.

Escreva bastante. Mas, antes de escrever, reflita sobre o tema e organize suas ideias. Pratique com diferentes assuntos para aumentar seu repertório. E corrija seus textos! Você também pode cronometrar o tempo que você leva para escrever a redação.

Procure redações nota mil para se inspirar. Perceba a maneira com que a pessoa escreve e tire proveito de seus métodos.

Já sabe como fazer uma redação para vestibular?

E você, sabe escrever uma boa redação? Conta pra gente a sua nota e o que você fez para estudar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.