
Se você tiver problemas para chegar ao final do mê, se sua conta for executada muito rapidamente sem fundos, será bom aprender uma pequena organização econômica para poder passar o mês inteiro com dinheiro e sem preocupações.
Mas ser organizado com dinheiro não implica em fazer um orçamento e ficar estritamente com ele, vai mais além. De como vamos explicar como ser mais organizado com dinheiro para equilibrar suas finanças.
1° Passo:
Todo mês temos que lidar com alguns pagamentos (eletricidade, água, telefone, comunidade de vizinhos, seguro de carro, etc.) para não ficarmos loucos com todas as contas, a primeira coisa a fazer é acertar todas as contas e pegar a segunda via em uma conta e pagá-los automaticamente no mesmo dia de cada mês.
Dessa forma, garantiremos o pagamento pontual das faturas e economizaremos multas ou penalidades por atrasos.
2° Passo
Outro aspecto muito importante é ter as contas bancárias organizadas. Se tivermos contas em bancos diferentes, podemos tentar agrupá-los todos na mesma entidade, o que, por exemplo, nos economizará comissões ao transferir dinheiro de uma conta para outra.
Nós também ganharemos tempo ao fazer arranjos. Se você tiver contas que não usa, feche-as. Você tem que pagar os custos de manutenção, então você vai salvá-los e você terá seu dinheiro muito mais organizado.
3° Passo
Se você deseja salvar, registre as despesas do dia-a-dia. No início de anotar todas as suas despesas, de ir para o pão para comprar a semana no supermercado, pode ser um pouco pesado, mas pouco a pouco você vai se acostumar com isso. Você também deve observar se você paga em dinheiro ou com um cartão.
4° Passo
Depois de algumas semanas anotando as despesas – um mês é um bom momento – você pode dividi-las em categorias. Uma pode ser as despesas da casa, outra a comida, o lazer, as roupas, as contas domésticas, etc.
Dentro de cada categoria, você pode diferenciar entre pagamentos feitos em dinheiro e aqueles feitos com cartão de crédito. Mês a mês você pode comparar suas despesas em cada categoria e saber com o que você gasta mais.
5° Passo
Depois de analisar as despesas que você pode estudar, se você está mais interessado em usar o dinheiro ou cartões, saber quando eles vão alcançar os recibos mais importantes e ajustar outras despesas, como categoria de entretenimento, não desequilibrar suas contas.
Pouco a pouco você vai descobrir o que você gasta mais, mas se você começar a planejar suas despesas, você será capaz de equilibrá-las e começar a economizar.