O que é IPVA e por que você deve mantê-lo em dia?

Pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), faz parte da rotina de uma grande parte da população brasileira no início do ano. Mas uma mínima parcela realmente sabe a importância desse tipo de imposto e para que ele serve.

Você sabe qual é o destino dado ao imposto que você paga? Ao longo deste post serão apresentadas uma série de informações sobre esse imposto, incluindo o que ele é e porque você deve mantê-lo em dia. Confira e surpreenda-se com a forma com que esse recurso é aplicado:

O que é o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma contribuição estadual, paga por todos os proprietários de veículos no país. Os valores das alíquotas variam de acordo com cada estado, uma vez que é estipulado pelo governo vigente dessas regiões.

A arrecadação desse tributo é dividida entre o estado e o munícipio. Assim, 50% do valor total é destinado ao estado no qual o motorista reside. Enquanto, que os outros 50% são direcionados para o município onde o veículo foi emplacado.

O uso fiscal desse recolhimento não é aplicado exclusivamente na manutenção das estradas ou ruas. Ele pode ser usado como fonte de investimentos para melhorias na segurança, educação, saúde, saneamento básico dentre outras. Isso depende da política governamental de cada estado e município.

 

IPVA: POR QUE VOCÊ DEVE MANTER O PAGAMENTO EM DIA

 

Dessa forma, quando o motorista realiza o pagamento do IPVA do seu veículo, está contribuindo e incentivando o desenvolvimento social e econômico da região. Mas os benefícios não se limitam a isso, confira abaixo algumas razões pelas quais você deve mantê-lo em dia:

 

Evita a aplicação de multas

A irregularidade do pagamento desse imposto, traz como principal consequência a aplicação de multas elevadas. Essa situação pode ser agravada com a perda do licenciamento para dirigir e até mesmo a apreensão do veículo, perante os órgãos governamentais.

A inadimplência do IPVA pode ocasionar na inclusão do nome do motorista nos órgãos de proteção ao crédito, como o SERASA. Para evitar todas essas situações desagradáveis, é essencial que ocorra o pagamento regular desse imposto;

 

Descontos no pagamento

Outra razão para manter o pagamento desse imposto em dia, está relacionada com a aplicação de descontos nas alíquotas. Isso mesmo! Ao pagá-lo antecipadamente, por exemplo, é provável receber bons abatimentos no valor total do boleto. Ele pode ser gerado via online e pago em casas lotéricas ou bancos credenciados.

Aqueles proprietários de veículos que se enquadram no perfil de bom motorista. Ou seja, que não receberam nenhum tipo de infração no último ano, também podem receber mais de 10% de desconto nesse tributo. Esse é um benefício oferecido a todos aqueles que adotam boas práticas no trânsito;

 

Facilita a venda ou revenda do veículo

Quem deseja comprar um novo veículo, opta preferencialmente por aqueles que não apresentem nenhum tipo de danos físicos ou pendências tributárias. Nesses casos, a regularização é um dos fatores de maior relevância observadas no momento da aquisição.

Dessa forma, quando o comprador se depara com um veículo que está com débitos, como o atraso do IPVA principalmente, o processo de venda ou revenda torna-se muito mais difícil.

Mesmo que, o vendedor ofereça um desconto no valor final da venda, a burocracia em regularizar essa inadimplência faz com que o comprador desista. Sendo assim, é crucial manter todos os impostos em dia para auxiliar no processo de venda ou transferência do veículo no futuro.

Agora que você compreendeu o que é o IPVA e a importância de mantê-lo sempre em dia, o que acha de regularizar o pagamento desse imposto? E lembre-se que você também irá se beneficiar com a aplicação desse tipo de recurso.

Os benefícios que você poderá desfrutar com essa simples atitude, irá proporcionar a tranquilidade de dirigir livremente por onde desejar, sem o risco de ter sua licença cassada ou veículo apreendido.

Além disso, evita a inclusão do seu nome em órgãos de proteção ao crédito, como o SERASA. Também auxilia no desenvolvimento econômico e social do seu estado, quando seus tributos são aplicados em áreas como educação, segurança, assistência dentre outros, onde todos se beneficiam.

O que é o IPVA e porque você deve mantê-lo em dia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *